terça-feira, 18 de outubro de 2016

Webquest



Nesta Unidade iremos conhecer e criar uma webquest, ou seja, uma pesquisa orientada na Internet. O professor pode utilizar este recurso tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de apresentar aos alunos todas as orientações necessárias para o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa escolar.

Vamos conhecer mais um pouco desta tecnologia digital?

Leia o texto de Simão Pedro P. Marinho: WebQuest - um uso inteligente da internet na escola.

Assista aos vídeos: 
Leandro Karnal - As redes sociais potencializam o poder do "eu" ?
Webquest - Entrevista com Bernie Dodge
Como criar uma Webquest usando o Google Sites - Plataforma.

Visite o site  php webquests e conheça os exemplos de WQs na sua área de formação.

ORIENTAÇÕES

Ao consultar o material acima fique atento às seguintes questões:
- O que é uma webquest? E quais são os tipos existentes?
- Qual é a estrutura de uma uma webquest e qual o objetivo de cada atributo que a constitui?
- Quais são as habilidades de pensamento que uma atividade de webquest de longa-duração deve exigir?

TAREFA

1. Após consultar o material indicado e responder às questões colocadas elabore um planejamento inicial de uma webquest, determinando: 
- Assunto
- Objetivos
- Tarefa
- Processo (etapas para cumprimento da tarefa)
- Fontes de informação
- Forma de avaliação


2. Construa uma webquest de longa-duração, considerando:

a. Delimite a idade, série/ciclo dos alunos que irão realizar a webquest e direcione a linguagem e o conteúdo à faixa etária adequadamente. Utilize uma linguagem direta com o aluno que seja interativa e comunique com clareza.

b. Escolha uma atividade interessante para o aluno integrada ao seu cotidiano e que utilize as habilidades cognitivas superiores (investigar, analisar, comparar) a partir dos temas: a representação da mulher na mídia e em produtos, mídia e consumo infantil, violência na mídia, crimes cibernéticos, pedofilia e mídia.

c. Inclua na webquest fontes de informações diversificadas como: dicionários, bibliotecas digitais, periódicos, blogs temáticos, etc).

d. Na parte referente à tarefa, deve-se solicitar do aluno resultados na forma de um produto concreto a ser desenvolvido por ele, como um texto, uma apresentação em powerpoint, um vídeo dentre outros. É importante que esse produto seja feito de forma cooperativa, estimulando o trabalho em grupo.


e. Compartilhe sua wequest no pearltrees.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO - WEBQUEST

Insira os dados aqui. 


3º período Letras : integrantes do grupo e o título da webquest. .




82 comentários:

  1. Bom dia professora e colegas!
    Este é o link do Webquest,
    https://sites.google.com/site/webquestmoedabrasileira/introducao-1
    criado por mim, Lílian Martins Freire, aluna do 3 período,aula de informática na educação (matemática).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua webquest já foi avaliada. Você fez o comentário de qual webquest?

      Excluir
    2. Eliane, Milena e Renata6 de julho de 2016 às 15:47

      Boa Noite Lilian Martins, sua Webquest ficou muito interessante, gostamos do designer do site. As questões levantadas, e as sugestões de pesquisa são bem coerentes. Aguardamos o seu comentário!
      Renata, Eliane e Milena.

      Excluir
    3. Achamos interessante o assunto abordado, uma vez que tem sido um tema muito discutido na sociedade e que lamentavelmente acontece no âmbito familiar e social.

      ( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )

      Excluir
    4. Achamos interessante o assunto abordado, onde tem sido discutido na sociedade e que lamentavelmente acontece no âmbito familiar e social.

      (Samara Ferreira )

      Excluir
  2. Bom dia! Cintia e colegas,
    Este é o Link para acesso ao Webquest, https://sites.google.com/site/amalilisama/
    Criado pelas alunas: Amanda do Nascimento, Lilian de Souza, Samara
    Ferreira.
    Tema: Midía e inclusao social das pessoas com deficiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?

      Excluir
    2. Eliane, Milena e Renata6 de julho de 2016 às 15:52

      Boa Noite Meninas, gostamos muito da imagem escolhida para plano de fundo, retrata bem o tema tratado, a tarefa foi bem elaborada, o assunto tratado é importante ser trabalhado e discutido por nós futuros educadores.
      Aguardamos o seus comentários. Eliane, Milena e Renata.

      Excluir
    3. Eliane, Milena e Renata6 de julho de 2016 às 15:57

      Boa Noite Meninas, gostamos muito da Webquest de vocês, o tema abordado é de grande relevância. A imagem escolhida para plano de fundo retrata bem o tema trabalhado.
      Aguardamos seus comentários!
      Eliane,Milena e Renata

      Excluir
    4. Boa noite professora, tudo bem ? Comentamos os seguintes webquest's :

      https://sites.google.com/site/webquestmoedabrasileira/introducao-1

      https://sites.google.com/site/mulheresemidias/

      https://sites.google.com/site/midiaaaaaaa/

      ( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA, SAMARA FERREIRA )

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. O WebQuest aborda um tema pertinente e de bastante relevância. Vocês descreveram bem a importância desse assunto em seus textos, ajudando na conscientização dos participantes da tarefa e também de quem lê o conteúdo do site. Algo que pode ser melhorado é a imagem de fundo do WebQuest, pois ela está atrapalhando a leitura de alguns textos.
      Comentado por Mariana Laila Brito e Suellen Maria Almeida

      Excluir
    7. A tarefa ficou um pouco superficial poderia ser melhor elaborada.
      Tema muito pertinente, vem sendo debatido em toda a sociedade, e não podemos deixar de levar nossos alunos a pensarem sobre ele.
      Além da importância do tema, o webquest foi elaborado de forma clara e direta.

      Excluir
  3. Boa tarde turma! Segue o link de acesso ao webquest: https://sites.google.com/site/mulheresemidias/
    Nosso tema é "A representação da mulher na midia e em produtos"
    Os componentes do grupo são: Eliane de Fátima Ferreira
    Milena Marazzi de Souza
    Renata Alves Carvalho

    Somos do 3° Período de Licenciatura em Matemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?

      Excluir
    2. Gostamos muito do conteúdo desta webquest pois o assunto abordado é de grande valia para sociedade, pois nós mulheres ainda no sec XXI somos usadas como objetos de venda. Principalmente em publicidades de cerveja e para o publico masculino. ( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )

      Excluir
    3. Eliane, Milena e Renata6 de julho de 2016 às 16:00

      Boa Noite Professora Cíntia, comentamos os grupos:
      Crime cibernético: Pedofilia da aluna Lilian Martins.
      Mídia e inclusão social das pessoas com deficiência das alunas Amanda, Lilian e Samara.
      Abraços!
      Eliane,Milena e Renata.

      Excluir
    4. Esse tema abordado é muito importante, pois é de grande valia para sociedade, onde nós mulheres ainda no séc XXI somos usadas como objetos de venda. Principalmente em publicidades de cerveja e para o publico masculino.

      (Samara Ferreira)

      Excluir
    5. Muito interessante!O tema trás uma crítica de como a mulher é exposta através da mídia,gerando assim uma reflexão do aluno sobre essa situação.Mas acredito que o layout ficou muito colorido.A conclusão poderia ser mais elaborada.

      Excluir
  4. Boa tarde! O meu grupo é sobre mídia e consumo infantil. O grupo é eduardo Henrique de lima plácido e Alessandra alves. O link é https://sites.google.com/site/midiaaaaaaa/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostamos muito da webquest, a publicidade infantil existe e as crianças ainda não sabem definir o que querem ou que o acham importantes para seu próprio consumo. Portanto a publicidade gera desejo de adquirir objetos que não são necessários.

      ( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )

      Excluir
    2. Eliane, Milena e Renata6 de julho de 2016 às 16:05

      Boa Noite Grupo, achamos o tema de suma importância, deve ser discutido entre nós educadores e em nossas famílias, para que nossas crianças não cresçam sendo futuros consumidores sem consciência. Aguardamos o comentário do grupo.
      Eliane, Milena e Renata.

      Excluir
    3. Esse tema tem sido muito importante, pois a publicidade infantil existe e as crianças ainda não sabem o que querem ou que acham importantes para seu próprio consumo.

      (Samara Ferreira )

      Excluir
    4. o tema abordado é de suma importância pois alerta os jovens quanto ao intuito das propagandas midiátics. A tarefa também foi bem objetiva poi pedia aos alunos pois voc~es especificam as questões imitando o tema, poi devido a abrangência deste tema o aluno poderia se perder no tema. Excelente.

      Excluir
  5. A webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?

    ResponderExcluir
  6. https://sites.google.com/site/pedofiliaemidia/

    Grupo - Edilberto Antenor, Paulo Henrique, Samuel Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa Noite!
      Bem elaborado,proposta de trabalho interessante,dando margem para o aluno expor suas ideias,tema que sugere boas discussões, ajudando o aluno ter conhecimento de atualidades relacionados ao tema.
      Parabéns!

      Excluir
    3. De fato a pedofilia tem sido tema de boa parte das notícias de nossos jornais, e certamente esse tema está relacionado a mídia.
      Além da relevância de se discutir com os alunos sobre o tema, o grupo apresentou uma nova ferramenta que pode ser usada no processo de ensino/aprendizagem.

      Excluir
    4. Boa noite, pessoal! O trabalho ficou ótimo. O tema é muito interessante e precisa ser bastante divulgado, cada vez mais. A estrutura ficou legal, porém o que observamos é que na conclusão há algumas questões que achamos que não deveriam estar lá, pois é o momento de concluir, não mais de questionar. Abraços,
      Angela Cristina e José Robério.

      Excluir
    5. O trabalho foi bem planejado,nota se uma proposta que instiga o aluno a se envolver se com o tema.O layout foi simples e pouco atrativo, mas cumpriu todos os requisitos.
      Legal,parabéns!

      Excluir
    6. O trabalho foi bem planejado,nota se uma proposta que instiga o aluno a se envolver se com o tema.O layout foi simples e pouco atrativo, mas cumpriu todos os requisitos.
      Legal,parabéns!

      Excluir
  7. Boa noite professora e colegas, este é o link da webQuest, com o tema "Crimes Cibernéticos".
    https://sites.google.com/site/webquestcrimesciberneticosuemg/home

    Alunas: Mariana Laila Brito Ferreira e Suellen Maria Almeida Loiola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem elaborado, pagina bem feita, imagens devidamente escolhida, um layout bem feito, cada imagem combina perfeitamente com o que foi escrito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Acredito que ao ser aplicado em sala o trabalho será proveitoso, contribuindo para alertar aos jovens quanto ao uso adequado da internet e como se prevenir de ser vítima de crimes cibernéticos. Achei bem interessante a tarefa/processo pois envolve familiares e comunidade.no meu ponto de visto o desenvolvimento dessa tarefa será prejudicado devido ao tempo, pois pelo conteúdo será utilizada muitas aulas e utilizará um tempo fora de sala.Comentado por Lilian Martins.

      Excluir
    4. Grupo Edilberto, Paulo e Samuel:
      Site bem limpo, de fácil leitura e pudemos ter uma boa idéia de como seria a experiência proposta. O tema é pertinente e prende a atenção do leitor de uma forma cativante. Crimes cibernéticos são sempre um problema que enfrentamos quando estamos conectados, portanto proporcionar esse trabalho para os alunos é muito interessante e útil, uma vez que eles poderão ficar cientes desses problemas que assolam a internet. Porém poderia ser mais bem organizado e a tarefa mais bem elaborada.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tema bem escolhido, layout bem elaborado, todas as imagens condiz com o tema proposto.

      Excluir
  10. Boa noite professores e colegas, segue abaixo o nosso link virtual da nossa webquest com o tema a influencia da mídia na alimentação infantil.

    https://sites.google.com/site/webquestmatematicauemg/home

    Grupo:

    Luiz Cesar, Cesar Fabiano, Raphael Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Parabéns!Tema interessante,atual e com perfil do públicop em questão.As tarefas foram bem elaboradas, contribuindo muito para formação do aluno.Todas etapas foram cumpridas e o layout foi bacana e atrativo.

      Excluir
    3. Parabéns pessoal! O trabalho é de grande relevância. Ótimo! No entanto, observamos que a conclusão poderia ser melhorada. Abraços,
      Angela Cristina e José Robério

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. O layout do WebQuest ficou interessante e convidativo. Outro ponto positivo é o texto de introdução, bem elaborado e contextualizado, o que ajuda na integração do leitor ao assunto abordado. Algo que pode ser observado como falha é que não há a forma de avaliação a ser utilizada e nem fontes de informação para apoio aos que irão realizar a tarefa.
      Comentado por Mariana Laila Brito e Suellen Maria Almeida

      Excluir
    6. Obrigado pela observação.Trabalharemos para melhorar e redigir uma conclusão mais interessante.

      Excluir
    7. Obrigado Suellen.Sua opinião foi de grande valor, pois por um descuido não publicamos a forma de avaliação.Nos próximos instantes trataremos de corrigir.

      Excluir
    8. Grupo: Edilberto, Paulo, Samuel:
      Parabéns pelo site! O tema é atual, e aborda muito bem o conteúdo proposto, pensando que os alunos aproveitarão bem as vantagens do tema em questão. A alimentação é algo que todos nós devemos sempre nos atentar, e a mídia tem papel decisivo para uma boa educação alimentar de todos. Porém o site poderia ser mais limpo e a tarefa mais clara.

      Excluir
    9. Parabéns grupo!!
      Tema extremamente atual, envolvendo dois grandes problemas de nosso século, abordaram o tema de forma excepcional e apresentaram uma atividade que realmente instiga os participantes.
      Porem a introdução ficou muito extensa e a fonte pequena.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Comentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
    https://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.

    Web Quest escolhida para comentário: Crimes Cibernéticos de Mariana Laila e Suellen Almeida.
    Após a visitação da Webquest criada pelas colegas de classe, foi possível verificar vários ponto positivos, tais como a estética da página, o detalhamento do tema proposto, e o cumprimento de todas as exigências de uma criação de Webquest. Apesar disso, no que diz respeito a forma de avaliação o grupo não deixou claro os critérios que seriam utilizados para pontuar os alunos.

    ResponderExcluir
  13. https://sites.google.com/site/relacoesinterpessoaisnasredes/home
    Boa noite, professora e colegas!
    Aqui está o nosso trabalho: As relações interpessoais nas redes sociais. Estamos aguardando os comentários.
    Angela Cristina e José Robério.

    ResponderExcluir
  14. Ficou legal e interativo, acho que precisa colocar um pouco de imagens na desenvolvimento

    ResponderExcluir
  15. Comentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
    https://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.

    Web Quest escolhida para comentário: Crimes Cibernéticos de Mariana Laila e Suellen Almeida.
    Após a visitação da Webquest criada pelas colegas de classe, foi possível verificar vários ponto positivos, tais como a estética da página, o detalhamento do tema proposto, e o cumprimento de todas as exigências de uma criação de Webquest. Apesar disso, no que diz respeito a forma de avaliação o grupo não deixou claro os critérios que seriam utilizados para pontuar os alunos.

    ResponderExcluir
  16. Grupo: André Felipe e Bruna Guedes

    Título: Juventude Comportamento e Mídia

    Link: https://sites.google.com/site/webquestajuventudeeamidia/

    ResponderExcluir
  17. Comentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
    https://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.

    Web Quest escolhida para comentário: Juventude Comportamento e Mídia.
    Após a visitação da Webquest criada pelos colegas de classe, foi possível verificar que a conclusão responde algumas ideias e questionamentos feitos na introdução, assim, como o aluno também terá acesso a conclusão, ele pode não refletir sobre os questionamentos iniciais.

    ResponderExcluir
  18. PROF: CYNTIA
    GRUPO: ALEXANDRE, ELENICE E NATAÍSIA
    https://sites.google.com/site/alimentacaonamidia/
    SITE: ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB INFLUÊNCIA DA MÍDIA
    UEMG- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- 7° PERÍODO.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Segue nossa Webquest professora:
    Tema: Gênero e Diversidade Sexual - Abordagem na Mídia.
    Alunos: Fernanda e Luiz.
    Curso: Ciências Biológicas.

    https://sites.google.com/site/gendivsexual/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Trabalho Informatica II alunos 7 periodo Ciencias Biologias Uemg Ibirite , alunos Manoel e Francisco: Pecuária e Meio Ambiente na Mídia: https://sites.google.com/site/pecuariaemeioambientenamidia/tarefas

    ResponderExcluir
  23. Web Quest - 7º Período
    Tema: Feminismo na Mídia e Sociedade
    Alunas: Alessandra Suriani
    Débora Fernandes
    Curso: Ciências Biológicas
    https://sites.google.com/site/webfeminismo/

    ResponderExcluir
  24. Web Quest - 7º Período
    Tema: Ciberativismo
    Alunas: Bárbara Mariane Magalhães
    Bárbara Pesso Olegário
    Curso:Ciências Biológicas
    https://sites.google.com/site/ciberativismobas/

    ResponderExcluir
  25. web quest - 7º período
    tema: cyberbullying
    alunas: paula Juliane e Isabella Teodoro
    curso : ciências biológicas
    https://sites.google.com/site/cyberbullyingeffectss/

    ResponderExcluir
  26. Web Quest - 7º período
    Tema: PRECONCEITO RACIAL NA MÍDIA
    Alunas: BRUNA FABIANA E JULIANA XAVIER
    Curso : Ciências Biológicas
    https://sites.google.com/site/racismonasredessociais/home

    ResponderExcluir
  27. Web Quest 3º Período de matemática
    PEDOFILIA NAS REDES
    Ana da Conceição
    Gisele
    Nerilândia
    Valdeci
    Vanessa
    https://sites.google.com/site/studyonlinebr/

    ResponderExcluir
  28. WEB Quest - 7º Período de Biologia
    Tema: Febre Amarela! A Importância da Informação no Ambiente Escolar
    Alunos: Bruno,Carla, Gisele, Jacqueline, Jéssica, Kelly Ane, Mariane e Thaís
    segue o link abaixo:
    https://sites.google.com/site/webquestfebreamarela120217/

    ResponderExcluir
  29. WEBQUEST - 3º PERIODO DE MATEMÁTICA
    ANA RAPHAELA DE OLIVEIRA
    GABRIELA MARTINS ALVARENGA
    JAIRO CESAR ARTUSO
    LUIZ OTÁVIO MACHADO

    https://sites.google.com/view/obesidade-infantil/p%C3%A1gina-inicial

    ResponderExcluir
  30. WEBQUEST - 3° PERIODO DE MATEMÁTICA
    ERNANDES SOARES RODRIGUES
    CLAUDIO TAFFAREL DE GOUVEA
    JONATAS BASILIO DA SILVA
    IVO MOREIRA BARBOSA

    https://sites.google.com/view/educacao-tecnologia

    ResponderExcluir
  31. Webquest - 7° Período Ciências Biológicas
    Aline F. Ribeiro Nascimento
    Núbia Cristina
    Suelen Passos Andrade

    https://sites.google.com/s/0B7x3d0pD__TteTRnRFhzcnJkN0U/p/0B7x3d0pD__TtbHV2Qk5oNlBRX0E/edit

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. WEBQUEST - 3° PERIODO DE MATEMÁTICA
    FABIANA VERENA VIANA DIAS
    JAIR PEDRO DA FÉ NETO
    KÊNIA JÚNIA RODRIGUES FERNANDES
    LARYSSA CRISTINA APARECIDA DE SOUZA

    https://sites.google.com/view/midiaeconsumoinfantil/p%C3%A1gina-inicial

    ResponderExcluir
  34. WEB Quest - 7º Período de Biologia
    Felipe Gil
    Jakson Augusto
    Romulo Franca
    https://sites.google.com/view/denguenao/p%C3%A1gina-inicial -

    ResponderExcluir
  35. Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Consumo e mídia infantil
    Bruna Espíndola
    Flávia Borges
    Geralda Thomaz
    Gabriela Almeida
    Helen Cristina
    Lilian Oliver
    Thauane Martins
    https://sites.google.com/view/midiainfantil/introdução

    ResponderExcluir
  36. Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Consumo e mídia infantil
    FLAVIELE DIAS
    GRAZIELE LIMA
    HANDILANY SOUZA
    KEISIANE DINIZ
    MARINA MAGALHÃES
    PALOMA RIBEIRO

    https://sites.google.com/site/27041991handilany/

    ResponderExcluir
  37. Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Ecologia de Ecossistemas
    Bárbara Angélica Damasceno Alves
    Juliene Magalhães Silva
    Mateus Rodrigues Tavares

    https://sites.google.com/site/webquestbjmf/

    ResponderExcluir
  38. https://sites.google.com/site/acessibilidadeparaainformatica/

    Matemática - 3º Período

    Flávia Silva
    Guilherme Augusto
    Raniele Fragoso
    Thais Colla

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Professora!

    Segue abaixo o link do nosso Webquest como solicitado:

    https://sites.google.com/view/crimesciberneticos

    Integrantes do Grupo: Italo Gabriel, Marcos Felipe, Paulo Henrique - Educação Física 4º período - Noite

    ResponderExcluir

Este espaço está aberto para você participar do blog: seja postando comentários, dúvidas, links de atividades, ou links para outros blogs que tratem de tecnologias e educação. Sejam bem vindos! Participem!