Nesta Unidade iremos conhecer e criar uma webquest, ou seja, uma pesquisa orientada na Internet. O professor pode utilizar este recurso tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de apresentar aos alunos todas as orientações necessárias para o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa escolar.
Vamos conhecer mais um pouco desta tecnologia digital?
Leia o texto de Simão Pedro P. Marinho: WebQuest - um uso inteligente da internet na escola.
Assista aos vídeos:
Leandro Karnal - As redes sociais potencializam o poder do "eu" ?
Webquest - Entrevista com Bernie Dodge
Como criar uma Webquest usando o Google Sites - Plataforma.
Visite o site php webquests e conheça os exemplos de WQs na sua área de formação.
ORIENTAÇÕES
Leandro Karnal - As redes sociais potencializam o poder do "eu" ?
Webquest - Entrevista com Bernie Dodge
Como criar uma Webquest usando o Google Sites - Plataforma.
Visite o site php webquests e conheça os exemplos de WQs na sua área de formação.
ORIENTAÇÕES
Ao consultar o material acima fique atento às seguintes questões:
- O que é uma webquest? E quais são os tipos existentes?
- Qual é a estrutura de uma uma webquest e qual o objetivo de cada atributo que a constitui?
- Qual é a estrutura de uma uma webquest e qual o objetivo de cada atributo que a constitui?
- Quais são as habilidades de pensamento que uma atividade de
webquest de longa-duração deve exigir?
TAREFA
TAREFA
1. Após consultar o material indicado e responder às questões colocadas elabore um planejamento inicial de uma webquest, determinando:
- Assunto
- Objetivos
- Tarefa
- Processo (etapas para cumprimento da tarefa)
- Fontes de informação
- Forma de avaliação
- Forma de avaliação
2. Construa uma webquest de
longa-duração, considerando:
a. Delimite
a idade, série/ciclo dos alunos que irão realizar a webquest e direcione a
linguagem e o conteúdo à faixa etária adequadamente. Utilize uma linguagem
direta com o aluno que seja interativa e comunique com clareza.
b. Escolha
uma atividade interessante para o aluno integrada ao seu cotidiano e que
utilize as habilidades cognitivas superiores (investigar, analisar, comparar) a partir dos temas: a representação da mulher na mídia e em produtos, mídia e consumo infantil, violência na mídia, crimes cibernéticos, pedofilia e mídia.
c. Inclua na webquest
fontes de informações diversificadas como: dicionários, bibliotecas digitais,
periódicos, blogs temáticos, etc).
d. Na
parte referente à tarefa, deve-se solicitar do aluno resultados na forma de um
produto concreto a ser desenvolvido por ele, como um texto, uma apresentação em powerpoint,
um vídeo dentre outros. É importante que esse produto seja feito de forma
cooperativa, estimulando o trabalho em grupo.
3º período Letras : integrantes do grupo e o título da webquest. .
e. Compartilhe sua wequest no pearltrees.
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO - WEBQUEST
Insira os dados aqui.
Insira os dados aqui.
3º período Letras : integrantes do grupo e o título da webquest. .
Bom dia professora e colegas!
ResponderExcluirEste é o link do Webquest,
https://sites.google.com/site/webquestmoedabrasileira/introducao-1
criado por mim, Lílian Martins Freire, aluna do 3 período,aula de informática na educação (matemática).
Sua webquest já foi avaliada. Você fez o comentário de qual webquest?
ExcluirBoa Noite Lilian Martins, sua Webquest ficou muito interessante, gostamos do designer do site. As questões levantadas, e as sugestões de pesquisa são bem coerentes. Aguardamos o seu comentário!
ExcluirRenata, Eliane e Milena.
Achamos interessante o assunto abordado, uma vez que tem sido um tema muito discutido na sociedade e que lamentavelmente acontece no âmbito familiar e social.
Excluir( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )
Achamos interessante o assunto abordado, onde tem sido discutido na sociedade e que lamentavelmente acontece no âmbito familiar e social.
Excluir(Samara Ferreira )
Bom dia! Cintia e colegas,
ResponderExcluirEste é o Link para acesso ao Webquest, https://sites.google.com/site/amalilisama/
Criado pelas alunas: Amanda do Nascimento, Lilian de Souza, Samara
Ferreira.
Tema: Midía e inclusao social das pessoas com deficiencia
A webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?
ExcluirBoa Noite Meninas, gostamos muito da imagem escolhida para plano de fundo, retrata bem o tema tratado, a tarefa foi bem elaborada, o assunto tratado é importante ser trabalhado e discutido por nós futuros educadores.
ExcluirAguardamos o seus comentários. Eliane, Milena e Renata.
Boa Noite Meninas, gostamos muito da Webquest de vocês, o tema abordado é de grande relevância. A imagem escolhida para plano de fundo retrata bem o tema trabalhado.
ExcluirAguardamos seus comentários!
Eliane,Milena e Renata
Boa noite professora, tudo bem ? Comentamos os seguintes webquest's :
Excluirhttps://sites.google.com/site/webquestmoedabrasileira/introducao-1
https://sites.google.com/site/mulheresemidias/
https://sites.google.com/site/midiaaaaaaa/
( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA, SAMARA FERREIRA )
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO WebQuest aborda um tema pertinente e de bastante relevância. Vocês descreveram bem a importância desse assunto em seus textos, ajudando na conscientização dos participantes da tarefa e também de quem lê o conteúdo do site. Algo que pode ser melhorado é a imagem de fundo do WebQuest, pois ela está atrapalhando a leitura de alguns textos.
ExcluirComentado por Mariana Laila Brito e Suellen Maria Almeida
A tarefa ficou um pouco superficial poderia ser melhor elaborada.
ExcluirTema muito pertinente, vem sendo debatido em toda a sociedade, e não podemos deixar de levar nossos alunos a pensarem sobre ele.
Além da importância do tema, o webquest foi elaborado de forma clara e direta.
Boa tarde turma! Segue o link de acesso ao webquest: https://sites.google.com/site/mulheresemidias/
ResponderExcluirNosso tema é "A representação da mulher na midia e em produtos"
Os componentes do grupo são: Eliane de Fátima Ferreira
Milena Marazzi de Souza
Renata Alves Carvalho
Somos do 3° Período de Licenciatura em Matemática.
A webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?
ExcluirGostamos muito do conteúdo desta webquest pois o assunto abordado é de grande valia para sociedade, pois nós mulheres ainda no sec XXI somos usadas como objetos de venda. Principalmente em publicidades de cerveja e para o publico masculino. ( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )
ExcluirBoa Noite Professora Cíntia, comentamos os grupos:
ExcluirCrime cibernético: Pedofilia da aluna Lilian Martins.
Mídia e inclusão social das pessoas com deficiência das alunas Amanda, Lilian e Samara.
Abraços!
Eliane,Milena e Renata.
Esse tema abordado é muito importante, pois é de grande valia para sociedade, onde nós mulheres ainda no séc XXI somos usadas como objetos de venda. Principalmente em publicidades de cerveja e para o publico masculino.
Excluir(Samara Ferreira)
Muito interessante!O tema trás uma crítica de como a mulher é exposta através da mídia,gerando assim uma reflexão do aluno sobre essa situação.Mas acredito que o layout ficou muito colorido.A conclusão poderia ser mais elaborada.
ExcluirBoa tarde! O meu grupo é sobre mídia e consumo infantil. O grupo é eduardo Henrique de lima plácido e Alessandra alves. O link é https://sites.google.com/site/midiaaaaaaa/
ResponderExcluirGostamos muito da webquest, a publicidade infantil existe e as crianças ainda não sabem definir o que querem ou que o acham importantes para seu próprio consumo. Portanto a publicidade gera desejo de adquirir objetos que não são necessários.
Excluir( AMANDA NASCIMENTO, LILIAN SOUZA )
Boa Noite Grupo, achamos o tema de suma importância, deve ser discutido entre nós educadores e em nossas famílias, para que nossas crianças não cresçam sendo futuros consumidores sem consciência. Aguardamos o comentário do grupo.
ExcluirEliane, Milena e Renata.
Esse tema tem sido muito importante, pois a publicidade infantil existe e as crianças ainda não sabem o que querem ou que acham importantes para seu próprio consumo.
Excluir(Samara Ferreira )
o tema abordado é de suma importância pois alerta os jovens quanto ao intuito das propagandas midiátics. A tarefa também foi bem objetiva poi pedia aos alunos pois voc~es especificam as questões imitando o tema, poi devido a abrangência deste tema o aluno poderia se perder no tema. Excelente.
ExcluirA webquest de vocês já foi avaliada. Vocês comentaram qual webquest?
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/pedofiliaemidia/
ResponderExcluirGrupo - Edilberto Antenor, Paulo Henrique, Samuel Alves.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa Noite!
ExcluirBem elaborado,proposta de trabalho interessante,dando margem para o aluno expor suas ideias,tema que sugere boas discussões, ajudando o aluno ter conhecimento de atualidades relacionados ao tema.
Parabéns!
De fato a pedofilia tem sido tema de boa parte das notícias de nossos jornais, e certamente esse tema está relacionado a mídia.
ExcluirAlém da relevância de se discutir com os alunos sobre o tema, o grupo apresentou uma nova ferramenta que pode ser usada no processo de ensino/aprendizagem.
Boa noite, pessoal! O trabalho ficou ótimo. O tema é muito interessante e precisa ser bastante divulgado, cada vez mais. A estrutura ficou legal, porém o que observamos é que na conclusão há algumas questões que achamos que não deveriam estar lá, pois é o momento de concluir, não mais de questionar. Abraços,
ExcluirAngela Cristina e José Robério.
O trabalho foi bem planejado,nota se uma proposta que instiga o aluno a se envolver se com o tema.O layout foi simples e pouco atrativo, mas cumpriu todos os requisitos.
ExcluirLegal,parabéns!
O trabalho foi bem planejado,nota se uma proposta que instiga o aluno a se envolver se com o tema.O layout foi simples e pouco atrativo, mas cumpriu todos os requisitos.
ExcluirLegal,parabéns!
Boa noite professora e colegas, este é o link da webQuest, com o tema "Crimes Cibernéticos".
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/webquestcrimesciberneticosuemg/home
Alunas: Mariana Laila Brito Ferreira e Suellen Maria Almeida Loiola.
Bem elaborado, pagina bem feita, imagens devidamente escolhida, um layout bem feito, cada imagem combina perfeitamente com o que foi escrito.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAcredito que ao ser aplicado em sala o trabalho será proveitoso, contribuindo para alertar aos jovens quanto ao uso adequado da internet e como se prevenir de ser vítima de crimes cibernéticos. Achei bem interessante a tarefa/processo pois envolve familiares e comunidade.no meu ponto de visto o desenvolvimento dessa tarefa será prejudicado devido ao tempo, pois pelo conteúdo será utilizada muitas aulas e utilizará um tempo fora de sala.Comentado por Lilian Martins.
ExcluirGrupo Edilberto, Paulo e Samuel:
ExcluirSite bem limpo, de fácil leitura e pudemos ter uma boa idéia de como seria a experiência proposta. O tema é pertinente e prende a atenção do leitor de uma forma cativante. Crimes cibernéticos são sempre um problema que enfrentamos quando estamos conectados, portanto proporcionar esse trabalho para os alunos é muito interessante e útil, uma vez que eles poderão ficar cientes desses problemas que assolam a internet. Porém poderia ser mais bem organizado e a tarefa mais bem elaborada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTema bem escolhido, layout bem elaborado, todas as imagens condiz com o tema proposto.
ExcluirBoa noite professores e colegas, segue abaixo o nosso link virtual da nossa webquest com o tema a influencia da mídia na alimentação infantil.
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/webquestmatematicauemg/home
Grupo:
Luiz Cesar, Cesar Fabiano, Raphael Rodrigues.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns!Tema interessante,atual e com perfil do públicop em questão.As tarefas foram bem elaboradas, contribuindo muito para formação do aluno.Todas etapas foram cumpridas e o layout foi bacana e atrativo.
ExcluirParabéns pessoal! O trabalho é de grande relevância. Ótimo! No entanto, observamos que a conclusão poderia ser melhorada. Abraços,
ExcluirAngela Cristina e José Robério
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO layout do WebQuest ficou interessante e convidativo. Outro ponto positivo é o texto de introdução, bem elaborado e contextualizado, o que ajuda na integração do leitor ao assunto abordado. Algo que pode ser observado como falha é que não há a forma de avaliação a ser utilizada e nem fontes de informação para apoio aos que irão realizar a tarefa.
ExcluirComentado por Mariana Laila Brito e Suellen Maria Almeida
Obrigado pela observação.Trabalharemos para melhorar e redigir uma conclusão mais interessante.
ExcluirObrigado Suellen.Sua opinião foi de grande valor, pois por um descuido não publicamos a forma de avaliação.Nos próximos instantes trataremos de corrigir.
ExcluirGrupo: Edilberto, Paulo, Samuel:
ExcluirParabéns pelo site! O tema é atual, e aborda muito bem o conteúdo proposto, pensando que os alunos aproveitarão bem as vantagens do tema em questão. A alimentação é algo que todos nós devemos sempre nos atentar, e a mídia tem papel decisivo para uma boa educação alimentar de todos. Porém o site poderia ser mais limpo e a tarefa mais clara.
Parabéns grupo!!
ExcluirTema extremamente atual, envolvendo dois grandes problemas de nosso século, abordaram o tema de forma excepcional e apresentaram uma atividade que realmente instiga os participantes.
Porem a introdução ficou muito extensa e a fonte pequena.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.
Web Quest escolhida para comentário: Crimes Cibernéticos de Mariana Laila e Suellen Almeida.
Após a visitação da Webquest criada pelas colegas de classe, foi possível verificar vários ponto positivos, tais como a estética da página, o detalhamento do tema proposto, e o cumprimento de todas as exigências de uma criação de Webquest. Apesar disso, no que diz respeito a forma de avaliação o grupo não deixou claro os critérios que seriam utilizados para pontuar os alunos.
https://sites.google.com/site/relacoesinterpessoaisnasredes/home
ResponderExcluirBoa noite, professora e colegas!
Aqui está o nosso trabalho: As relações interpessoais nas redes sociais. Estamos aguardando os comentários.
Angela Cristina e José Robério.
Ficou legal e interativo, acho que precisa colocar um pouco de imagens na desenvolvimento
ResponderExcluirComentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.
Web Quest escolhida para comentário: Crimes Cibernéticos de Mariana Laila e Suellen Almeida.
Após a visitação da Webquest criada pelas colegas de classe, foi possível verificar vários ponto positivos, tais como a estética da página, o detalhamento do tema proposto, e o cumprimento de todas as exigências de uma criação de Webquest. Apesar disso, no que diz respeito a forma de avaliação o grupo não deixou claro os critérios que seriam utilizados para pontuar os alunos.
Grupo: André Felipe e Bruna Guedes
ResponderExcluirTítulo: Juventude Comportamento e Mídia
Link: https://sites.google.com/site/webquestajuventudeeamidia/
Comentado por: Gabriela Leandra e Nahiara Resende
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/webquestviolencianamidia/home.
Web Quest escolhida para comentário: Juventude Comportamento e Mídia.
Após a visitação da Webquest criada pelos colegas de classe, foi possível verificar que a conclusão responde algumas ideias e questionamentos feitos na introdução, assim, como o aluno também terá acesso a conclusão, ele pode não refletir sobre os questionamentos iniciais.
PROF: CYNTIA
ResponderExcluirGRUPO: ALEXANDRE, ELENICE E NATAÍSIA
https://sites.google.com/site/alimentacaonamidia/
SITE: ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA SOB INFLUÊNCIA DA MÍDIA
UEMG- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- 7° PERÍODO.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSegue nossa Webquest professora:
ResponderExcluirTema: Gênero e Diversidade Sexual - Abordagem na Mídia.
Alunos: Fernanda e Luiz.
Curso: Ciências Biológicas.
https://sites.google.com/site/gendivsexual/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTrabalho Informatica II alunos 7 periodo Ciencias Biologias Uemg Ibirite , alunos Manoel e Francisco: Pecuária e Meio Ambiente na Mídia: https://sites.google.com/site/pecuariaemeioambientenamidia/tarefas
ResponderExcluirWeb Quest - 7º Período
ResponderExcluirTema: Feminismo na Mídia e Sociedade
Alunas: Alessandra Suriani
Débora Fernandes
Curso: Ciências Biológicas
https://sites.google.com/site/webfeminismo/
Web Quest - 7º Período
ResponderExcluirTema: Ciberativismo
Alunas: Bárbara Mariane Magalhães
Bárbara Pesso Olegário
Curso:Ciências Biológicas
https://sites.google.com/site/ciberativismobas/
web quest - 7º período
ResponderExcluirtema: cyberbullying
alunas: paula Juliane e Isabella Teodoro
curso : ciências biológicas
https://sites.google.com/site/cyberbullyingeffectss/
Web Quest - 7º período
ResponderExcluirTema: PRECONCEITO RACIAL NA MÍDIA
Alunas: BRUNA FABIANA E JULIANA XAVIER
Curso : Ciências Biológicas
https://sites.google.com/site/racismonasredessociais/home
Web Quest 3º Período de matemática
ResponderExcluirPEDOFILIA NAS REDES
Ana da Conceição
Gisele
Nerilândia
Valdeci
Vanessa
https://sites.google.com/site/studyonlinebr/
WEB Quest - 7º Período de Biologia
ResponderExcluirTema: Febre Amarela! A Importância da Informação no Ambiente Escolar
Alunos: Bruno,Carla, Gisele, Jacqueline, Jéssica, Kelly Ane, Mariane e Thaís
segue o link abaixo:
https://sites.google.com/site/webquestfebreamarela120217/
WEBQUEST - 3º PERIODO DE MATEMÁTICA
ResponderExcluirANA RAPHAELA DE OLIVEIRA
GABRIELA MARTINS ALVARENGA
JAIRO CESAR ARTUSO
LUIZ OTÁVIO MACHADO
https://sites.google.com/view/obesidade-infantil/p%C3%A1gina-inicial
WEBQUEST - 3° PERIODO DE MATEMÁTICA
ResponderExcluirERNANDES SOARES RODRIGUES
CLAUDIO TAFFAREL DE GOUVEA
JONATAS BASILIO DA SILVA
IVO MOREIRA BARBOSA
https://sites.google.com/view/educacao-tecnologia
Webquest - 7° Período Ciências Biológicas
ResponderExcluirAline F. Ribeiro Nascimento
Núbia Cristina
Suelen Passos Andrade
https://sites.google.com/s/0B7x3d0pD__TteTRnRFhzcnJkN0U/p/0B7x3d0pD__TtbHV2Qk5oNlBRX0E/edit
Não encontrei o conteúdo da webquest de vocês.
Excluirhttps://sites.google.com/view/doencastrans/p%C3%A1gina-inicial
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWEBQUEST - 3° PERIODO DE MATEMÁTICA
ResponderExcluirFABIANA VERENA VIANA DIAS
JAIR PEDRO DA FÉ NETO
KÊNIA JÚNIA RODRIGUES FERNANDES
LARYSSA CRISTINA APARECIDA DE SOUZA
https://sites.google.com/view/midiaeconsumoinfantil/p%C3%A1gina-inicial
WEB Quest - 7º Período de Biologia
ResponderExcluirFelipe Gil
Jakson Augusto
Romulo Franca
https://sites.google.com/view/denguenao/p%C3%A1gina-inicial -
Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Consumo e mídia infantil
ResponderExcluirBruna Espíndola
Flávia Borges
Geralda Thomaz
Gabriela Almeida
Helen Cristina
Lilian Oliver
Thauane Martins
https://sites.google.com/view/midiainfantil/introdução
Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Consumo e mídia infantil
ResponderExcluirFLAVIELE DIAS
GRAZIELE LIMA
HANDILANY SOUZA
KEISIANE DINIZ
MARINA MAGALHÃES
PALOMA RIBEIRO
https://sites.google.com/site/27041991handilany/
Web Quest - 7° período Ciências Biológicas Ecologia de Ecossistemas
ResponderExcluirBárbara Angélica Damasceno Alves
Juliene Magalhães Silva
Mateus Rodrigues Tavares
https://sites.google.com/site/webquestbjmf/
https://sites.google.com/site/acessibilidadeparaainformatica/
ResponderExcluirMatemática - 3º Período
Flávia Silva
Guilherme Augusto
Raniele Fragoso
Thais Colla
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite, Professora!
ResponderExcluirSegue abaixo o link do nosso Webquest como solicitado:
https://sites.google.com/view/crimesciberneticos
Integrantes do Grupo: Italo Gabriel, Marcos Felipe, Paulo Henrique - Educação Física 4º período - Noite