quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ensino Mediado pela Tecnologia Digital




Olá! Nesta unidade iremos estudar a inserção das tecnologias digitais na educação escolar e as mudanças no processo de ensino e aprendizagem decorrentes deste processo. Os recursos tecnológicos da informática podem contribuir para melhoria das condições de acesso à informação, para minimizar as barreiras do tempo e do espaço, para possibilitar o trabalho com softwares específicos para cada disciplina e permitir a comunicação entre professores, alunos e instituições educacionais.

Para iniciar os estudos desta unidade, leia os textos e assista aos vídeos indicados abaixo:

Artigo 1: Por onde começar a transformar nossas escolas?
Artigo 2: Formação Docente e o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino.
Vídeo 1: O poder da Tecnologia na Educação.
Vídeo 2: Metodologias ativas.
Revista Tecnologias na Educação.





TAREFA


1 Estudo dirigido: (individual/20 pontos)

3º período letras: Formulário Google.


2. Tendo como referência o material disponibilizado, escolha uma tecnologia educacional para organizar uma atividade educativa.

Pesquise na Internet, em fontes confiáveis para a ciência, aulas e atividades já estruturadas por outros professores compartilhadas na web.

Após a pesquisa, apresente a  experiência educativa identificada e planeje uma atividade educativa utilizando uma tecnologia digital, atendo-se às seguintes orientações:

a) Utilize uma planilha de  apresentação com textos curtos em formato de tópicos e imagens para ilustrar. Utilize o drive ou nuvem para armazenar o arquivo.


b) Defina a idade do público-alvo da atividade;

c) Estabeleça os objetivos educacionais a serem alcançados e identifique as habilidades e competências a serem desenvolvidas;

d) Elabore uma atividade com temática significativa para o aluno e que esteja inserida na realidade social, cultural e política em que vivemos;

e) O trabalho será apresentado, conforme calendário a ser elaborado.

f) Duração da apresentação por grupo (4 integrantes): 15 minutos;



CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TRABALHO


  • Discussão e crítica do grupo fundamentadas pela teoria. Critérios estabelecidos para o planejamento da atividade.

  • Criatividade do grupo.

  • Formato adequado do conteúdo para planilha de apresentação (tamanho da letra, cor, tópicos, imagem, vídeos, links, português correto).

  • Tempo de apresentação do trabalho (15 minutos).

  • Armazenamento na nuvem.

  • Compartilhamento do arquivo com os colegas de grupo.

  • Valor: 20 pontos

Indique os integrantes do grupo e a tecnologia selecionada:

Resultado de imagem para grupos de trabalho png


4º período educação física noite: Grupo e tecnologia educacional.

3º período letras: Grupo e tecnologia educacional.

3 comentários:

  1. Boa Tarde, o sistema não estar me dando opção para que eu faça o meu estudo dirigido 4°período pedagogia, favor verificar.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Alunos: Sabrina Larissa e Pablo da Silva.
    4° período, noturno.
    https://drive.google.com/file/d/1TcW5ZInlDUXMhbIJW1yhZIjVjtkiW7_f/view?usp=sharing

    ResponderExcluir

Este espaço está aberto para você participar do blog: seja postando comentários, dúvidas, links de atividades, ou links para outros blogs que tratem de tecnologias e educação. Sejam bem vindos! Participem!